Projeto: Diga Não ao Bullying e ao Cyberbullying

• 4/5/2019

Diga não ao bullying ou cyberbullying

Projeto Interdisciplinar

Diante dos acontecimentos recentes, nossa escola está realizando um projeto para conscientizar os alunos da necessidade de respeitar o próximo evitando que fatos como o ocorrido na quarta-feira (13) na escola estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP) continuem acontecendo por conta do bullying e cyberbullying.

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português; já o cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. O jovem, vítima de bullying ou cyberbullying na escola fica com marcas psicológicas violentas , sentimentos de rejeição inconscientes, traumas do passado podem vir à tona e desestruturar o ego frágil, pois a vivência da desestruturação familiar pode resultar, sim, na introjeção desses conflitos e na desorganização da identidade pessoal.

Ambos atrapalham a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola, segundo os psicólogos.

Os pais e professores devem estar atentos às atitudes de seus filhos e alunos, principalmente em alterações de comportamento, hematomas no corpo e demais situações que pareçam fora do comum.